sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

OS HERÓIS CANINOS.


As férias estão chegando e agora o que fazer com seu cão?


Para aqueles que pretendem viajar com seu cãopanheiro é bom lembrar que alguns cuidados precisam ser tomados. Aconselho a primeiramente consultar um médico veterinário para avaliar se está tudo bem com seu cão, e saber quais os cuidados precisos durante a viagem para evitar doenças, parasitas ou mesmo mal estar por estranhar o novo ambiente.Não se esqueça que para viagens interestaduais é preciso apresentar o cartão de vacinas, e o GTA-Guia de Transporte Animal.




Em viagens de avião e ônibus, além desses documentos, na hora do embarque são exigidos para cães adultos comprovante de vacinação anti rábica, que deve ter sido dada no mínimo 30 dias antes do embarque. Para cães com menos de três meses de vida é exigido também uma declaração de um veterinário se responsabilizando pelo vôo do cão, em caso de óbito a responsabilidade é do veterinário e não da empresa.



Para o transporte é necessário uma caixa de fibra, ela deve permitir que o animal de levante e deite, precisa também ser bem ventilada.






ATENÇÃO empresas como Tam e Gol não realizam o embarque de cães das raças Bulldog Inglês e Pug, devido ao alto índice de morte durante as viagens. Esses cães têm focinhos muito curtos e respiração ofegante. Por isso certifique-se que a empresa realiza o transporte antes do embarque.









Mas você vai viajar e não pretende levar seu cãopanheiro.






A melhor opção para o seu cão é ficar na sua própria casa, assim ele se sente mais seguro e suporta melhor a saudade. Mas para tanto é necessário alguém de confiança.


Existem na cidade vários locais onde poderá deixá-lo. São hoteizinhos que vão desde clinicas veterinárias até canis. Certifique-se que o local onde ele vai ficar é bem higienizado, evitando que o seu cão possa ficar doente, e se há espaço para ele correr.  Se ele for ficar em uma jaulinha, é preciso sair para passear.Se não souber onde deixá-lo fale comigo, posso ajudá-lo.